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Prepare-se para o verão 2011

 
Conheça as quatro macrotendências sugeridas pelos consultores da marca lycra para a estação mais quente do ano
Nem bem o quente verão de 2010 se foi, os olhares da indústria de fios e de tecidos já antecipam as tendências para a moda praia e lingerie para a temporada de calor de 2011. A marca Lycra é uma delas. Do fim de janeiro ao início de março, os principais polos têxteis do País (São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Blumenau) sediaram desfiles técnicos com criações ilustrativas de cada tema, apresentados a profissionais do setor e à imprensa.
As criações são fruto do Conselho de Cores da marca, composto pela consultora de moda praia Lygia Moreno, pelo professor e artista plástico Sérgio Gregório e pela consultora de lingerie Patrícia Castellões. A convite da gerente de moda praia e moda íntima da marca Lycra, Silvana Eva, e apoiados em pesquisas internacionais de moda e comportamento, esses profissionais  adaptaram as principais influências e tendências para o mercado brasileiro, que é único. Como resultado, peças, cores, estampas e apliques adequados ao clima e à silhueta das mulheres do Brasil.
A cartela de cores é composta de materiais informativos e destacam quatro temas para cada segmento e de amostras cedidas pelos clientes que fazem parte do programa 100% Lycra.
As principais tendências de moda praia são:
Aqua: O moderno, o prático, o clássico e o contemporâneo devem estar em perfeita sintonia, já que o over look é permitido. O glamour surge de peças grandes e bem modeladas, com detalhes requintados, tais como as maxicalcinhas, que tendem a emagrecer. Looks tendo o mar como inspiração, como os uniformes vintages ou os atuais trajes dos marines americanos. Detalhes: muitos botões e looks combinados com acessórios como chapéus, bolsas e sandálias.
Essência: Influência da despreocupada década de 50, que consagrou o surf como prática esportiva. Destaque para os florais, bem-estar e alegria que se refletem também nas estampas, nos bordados e nas cores vivas. O clima ainda tem um toque despojado dos anos 70. Para celebrar essa mistura, sobreposição de estampas e listrados. Forma ampulheta, contraste entre sutiãs e minicalcinhas. Detalhes: textura, plissados, franzidos, alças torcidas em curvas, ilhoses, laços e babados para um efeito romântico.
Provocação: O que antes era alternativo torna-se cool. Movimentos originários das ruas invadem a praia. Energia e exuberância são as palavras-chave. Recortes e cores blocadas determinam o contorno do corpo. Silhuetas: bandagens, shapes que remetem a esportes como jogos de areia, vôlei e futebol. Detalhes emprestados do streetwear, como o zíper aparente, toque urbano do metal e plástico numa mesma peça.
Nômade: o étnico está presente nas releituras de estampas e padronagens indianas. O puro e o raro se destacam em detalhes de pedrarias e jóias. Ou em construções artesanais como cordas e trançados, usados para unir top e calcinha, reinventando o ‘engana-mamãe”.
Para cada uma desses temas, dez cores integram a cartela. “Todos os tecidos são desenvolvidos com a alta tecnologia do fio Lycra®, que oferece produtos com características especiais para cada mercado”, diz Silvana Eva. É o caso do fio Lycra® Xtra Life que tem a propriedade de resistir até dez vezes mais ao cloro, quando comparado aos elastanos sem tratamento especial,” acrescenta.

Fonte: OConfeccionista

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