sábado, novembro 20, 2010

Botox: Aplicações Terapêuticas e Cosméticas

O famoso Botox® é a marca comercial e farmacêutica da toxina botulínica A, uma proteína tóxica originalmente produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Esta toxina é um veneno poderoso, sendo a mesma que causa o botulismo, uma grave intoxicação alimentar.

A toxina botulínica é uma neurotoxina que impede a contração dos músculos, levando a paralisia dos mesmos. A intoxicação pela toxina botulínica é uma emergência médica, pois pode causar a paralisação dos músculos respiratórios, levando o paciente ao óbito por insuficiência respiratória.  Esta neurotoxina é um dos venenos mais poderoso que se tem conhecimento; se aspirada, basta 1 mcg para levar uma pessoa ao óbito por paralisia difusa dos músculos do corpo.

Botox para uso terapêutico

Reconhecida inicialmente como um temido veneno, após o entendimento do seu mecanismo de ação, a toxina botulínica passou a ser usada na medicina para pacientes cuja a paralisação controlada de alguns músculos se mostrava benéfica. Porém, para ser administrada de modo seguro, era preciso primeiro isolar e purificar a toxina para que esta pudesse ser sintetizada. Surgiu então o Botox®, a forma farmacêutica da toxina botulínica A. Botox® é a marca mais famosa no mercado, existindo ainda a Myobloc®, Dysport® e a Prosigne®.

Apesar de ser muito famoso o seu uso cosmético, com aplicações do Botox no rosto para tratar rugas, esta droga inicialmente foi usada para o tratamentos de doenças. Como seu tempo de ação é longo, podendo paralisar músculos por até 6 meses, a inoculação controlada através de uma pequena injeção com quantidades mínimas da toxina se tornou uma boa opção no tratamento de doenças neurológicas/musculares. Entre as principais indicações para o uso terapêutico do Botox estão:
Pontos de aplicação do Botox no blefarospasmo
Pontos de aplicação do Botox no blefarospasmo
1.) Blefarospasmo: uma doença neuromuscular que causa contração involuntária dos músculos ao redor dos olhos, fazendo com que o paciente pisque de modo involuntário e vigoroso.

A aplicação de Botox na musculatura ao redor dos olhos paralisa estes músculos, impedindo estas contrações indesejadas por até 4 meses, época em que é necessária nova administração da droga.

2.) Estrabismo: é o grupo de doenças onde os olhos não ficam paralelos, o popular "olho vesgo", que ocorre por assimetria na contração dos músculos oculares. A aplicação de Botox ajuda a diminuir a força muscular de um dos olhos, conseguindo alinhar os globos oculares.

Para saber mais sobre o uso do Botox na oftalmologia, leia: Botox - Uso na Oftalmologia

3.) Distonia cervical: é uma doença muito dolorosa onde os músculos do pescoço se contraem involuntariamente, causando movimentos abruptos da cabeça para os lados, para frente e para trás. 

A aplicação de Botox nestes músculos do pescoço, 3x a 4x por ano, é o tratamento mais indicado

4.) Hiperidrose: o excesso de suor, que costuma acometer axilas, palmas das mãos e plantas dos pés, também pode ser tratado com aplicações de Botox, neste caso não para paralisar algum músculo, mas sim para inibir o funcionamento das glândulas sudoríparas.

A aplicação de Botox nas axilas para hiperidrose axilar costuma ter melhores resultados que na hiperidrose palmar e plantar, onde a injeção da toxina, além de ser muito dolorosa, pode causar fraqueza muscular nas mãos e nos pés.

5.) Enxaqueca: o Botox para o tratamento da enxaqueca foi aprovado recentemente pelo FDA americano. A aplicação da toxina nos músculos da face e do pescoço, a médio prazo, diminui a incidência da enxaqueca, parecendo ser uma ótima opção para aqueles pacientes com dores de cabeça frequentes.

Uso cosmético do Botox 

Desde o ano 2000 o Botox foi aprovado no Brasil para o uso estético no tratamento das rugas de expressão. É importante salientar que o Botox só funciona para aquelas rugas que surgem quando usamos os músculos faciais. Rugas causadas por excesso de sol e fumo não são corrigidas pelo Botox.

É preciso muito cuidado e técnica na aplicação do Botox em algumas regiões da face, principalmente ao redor da boca para que não cause paralisia nos músculos responsáveis pela fala e mastigação. Se o médico não for treinado, podem surgir assimetrias no rosto, devido a uma maior paralisia de um lado da face.

Botox antesBotox depois

As fotos acima mostram que, após a aplicação do Botox, houve o desaparecimento das rugas que surgiam ao franzir a testa. O objetivo do Botox cosmético é diminuir a força muscular sem causar paralisia total do mesmo, impedindo assim, complicações como queda da pálpebra e perda da expressão facial.

O uso do Botox cosmético costuma ter efeito máximo nas 2 primeiras semanas, sendo necessária nova aplicação acada 3-4 meses. 

Contra-indicações ao uso do Botox

As contra-indicações à aplicação do Botox incluem reação alérgica após exposição prévia, gravidez, amamentação, aplicação em locais inflamados ou infectados.

Interação medicamentosa com Botox

Os seguintes medicamentos podem exacerbar os efeitos do Botox, não sendo indicado o seu uso concomitante: antibióticos da classe aminoglicosídeo (amicacina, gentamicina, neomicina...), quinina, penicilamina(não confundir com penicilina), e anti-hipertensivos do grupo bloqueadores do canal de cálcio (nifedipina, amlodipina, verapamil, diltiazem...)

Complicações do Botox 

A aplicação do Botox é um procedimento médico e deve ser sempre feito em ambiente médico. Lembre-se que estamos lidando com um veneno poderosíssimo que pode levar à morte se usado de forma irresponsável.

Entre as complicações mais comuns do Botox estão:

- Dor e hamatomas no local da aplicação
- Alegias
- Vermelhidão local
- Náuseas
- Dor de cabeça

Em alguns casos os efeitos do Botox acabam sendo maiores que o desejado, causando paralisia do músculo. Isso pode acarretar em queda das pálpebras e/ou ausência de expressão facial quando aplicada na fronte; alterações na fala e na mastigação quando aplicadas próximo aos lábios; dificuldade para engolir e fraqueza para levantar a cabeça quando aplicada no pescoço. 

Se aplicada de modo correto e por profissionais treinados, o risco da toxina se espalhar pelo corpo é irrisório. Nos raros casos de intoxicação sistêmica, o quadro clínico é semelhante ao botulismo.

Perda do efeito do Botox

O Botox é uma toxina e como consequência, toda vez que é aplicada, provoca uma resposta imunológica do organismo contra esse corpo estranho danoso. Após aplicações repetidas, o nosso organismo é capaz de criar anticorpos conta a toxina botulínica, fazendo com o seu efeito seja neutralizado rapidamente.

Leia mais: http://www.mdsaude.com/2010/10/botox.html#ixzz15p4h2Igf


Nenhum comentário:

Postar um comentário